Infelizmente não efetuamos envios para o seu país.

SERVICE CHAT TALK TO THE PEOPLE THAT BUILD YOUR BIKE:

CHAT IS NOT AVAILABLE RIGHT NOW. WE WILL BE BACK ONLINE SOON.

Estaremos novamente disponíveis Segunda a partir das 09h00. Envie-nos um e-mail.
Dificuldade: Fácil
Estas tarefas são fáceis para qualquer amante do ciclismo. Para as executar, o utilizador não necessita nenhuma ferramenta, ou apenas irá necessitar de ferramentas padrão como chaves Allen, desmontas, ou chaves de parafusos. Nesta secção irá encontrar informação sobre como efetuar pequenos ajustes na sua bicicleta.
Ferramentas: Tópicos Semelhantes: Imprimir Artigo

Ajustar SAG

English version (original)

O "sag" é a medição da deslocação de compressão que é alcançado quando uma pessoa se senta na bicicleta. Este "sag" ou curso negativo, como também é designado, é essencial para o desempenho da suspensão porque assegura o conforto da suspensão e a tracção. Se passar por um buraco no chão, a roda pode "retornar" e absorver o choque.

Se o "sag" for demasiado baixo, significa que a suspensão está ajustada de forma muito "rígida" e não conseguirá utilizar todo o curso. Se, por outro lado, o "sag" for demasiado alto, então a suspensão estará demasiado suave e poderá ser totalmente comprimida. A seguir indicamos como ajustar o seu "sag".

Ajustar o "sag"

1. A base para o ajuste do "sag" é o curso de ambos os elementos de suspensão. Pode consultar a dimensão de movimento do curso aqui, no Centro de Assistência, ou está indicada no amortecedor relevante ou no manual de instruções da bicicleta.

2. Primeiro empurre o anel de borracha no pistão de amortecimento até ao máximo possível, conforme o exemplo. Imagem 1

3. Agora sente-se cuidadosamente no selim e assuma a sua posição habitual. Os seus pés não devem tocar no solo. O amortecedor agora comprime e empurra o anel de borracha para baixo. Imagem 2

SUGESTÃO: Ao medir o "sag", vista-se da mesma forma que se veste quando vai pedalar. Se pedalar com uma mochila, então não se esqueça de a colocar porque o peso total geral do ciclista e do equipamento é crucial na medição do "sag".

4. Ao descer da bicicleta certifique-se que o retorno do amortecedor não é superior ao necessário descendo com cuidado da bicicleta. O melhor a fazer é deixar-se cair para o lado e apoiar-se numa perna. Agora pode descer com cuidado.

5. Agora pode medir o "sag", i.e. a distância desde o corpo do amortecedor até ao anel de borracha, conforme o exemplo. Imagem 3 dependendo do seu estilo de pedalagem, categoria de bicicleta e gosto pessoal, o "sag" deve perfazer cerca de 15% (corrida, maratona), 30% (downhill) da distância total. Pode facilmente calcular este valor utilizando a medição do "sag" e da distância. O "sag" multiplicado por 100 e depois dividido pela distância.

6. Se o "sag" for demasiado baixo, terá de esvaziar um pouco o ar do amortecedor. Se o "sag" for demasiado alto, será necessário para bombeá-lo um pouco. Imagem 4 Utilize a bomba para amortecedor e suspensão apropriada.

Sugestão: Ao desaparafusar a válvula da bomba de suspensão, pode ocorrer uma perda de pressão de até 1 bar. Desaparafuse rapidamente a válvula da bomba após o enchimento, de modo a perder o mínimo de pressão.

Repita os passos 2 a 6 até regular o "sag" correcto.

6. Agora é a vez da suspensão. Faz exactamente o mesmo do que com o amortecedor.

7. Deslize o anel de borracha até ao fundo. Imagem 5

8. Sente-se novamente na bicicleta, levante os pés e incline-se contra uma parede. Faça isto com as suas roupas de ciclismo.

9. Agora também pode medir o "sag" aqui Imagem 6 e, se necessário, corrigir o "sag" recorrendo a pressão de ar. Imagem 7 Utilize a bomba para amortecedor e suspensão apropriada. Em muitas suspensões Rock Shox o "sag" já está assinalado na suspensão como percentagem e pode ser lido directamente.

No caso dos elementos de suspensão com molas de aço, pode mudar a pré-carga e a rigidez da mola, para ajustar o "sag". No caso das suspensões Rock Shox Dual Air, o "sag" torna-se maior quanto menos ar for bombeado para dentro da câmara de ar positiva.

O "sag" deve ser ajustado se o peso do ciclista mudar drasticamente, por exemplo devido a uma mochila pesada. A plataforma ou o bloqueio devem estar abertos durante a regulação do "sag".

Depois de ter ajustado o "sag", pode realizar ajustes adicionais nos elementos de suspensão, por exemplo retorno, compressão, ProPedal e plataforma.

Ajustar o "sag" com o monitorizador de "sag"

Os modelos Canyon Torque estão equipados com um dispositivo de monitorização de "sag". Pode determinar facilmente o "sag" com este indicador.

O indicador do monitorizador de "sag" permanece na posição no nível mais baixo de compressão do amortecedor. Para repor o indicador novamente a zeros, rode o indicador no sentido dos ponteiros do relógio. Será necessário aplicar um pouco de pressão para rodar o indicador. Imagem 8

Graças ao monitorizador de "sag", o ajuste do curso negativo é exacto e fácil. Um indicador de resistência no eixo do braço oscilante mostra claramente o volume de "sag" das várias áreas de utilização. O sistema tem ainda outra vantagem. Depois de um percurso em "downhill", é possível ler no indicador a quantidade máxima de curso utilizada.

ATENÇÃO Os elementos de mola não devem ficar invertidos. Tenha sempre em conta a pressão de ar máxima e mínima dos elementos de mola.

A Canyon procura regulamente assegurar a qualidade e fiabilidade da informação constante no Centro de Apoio Técnico. Qualquer reparação ou ajuste levado a cabo na sua bicicleta é da sua inteira responsabilidade e risco. Caso tenha dúvidas na execução de alguma tarefa, deverá contactar uma pessoa qualificada para efetuar a reparação, dentro ou fora da Canyon. A Canyon não oferece qualquer garantia nem aceita qualquer responsabilidade sobre qualquer informação contida no Centro de Apoio Técnico.



Imagem 1: empurrar o anel de borracha para cima

Imagem 1: empurrar o anel de borracha para cima

Imagem 2: ao subir para a bicicleta, o anel de borracha move-se para baixo

Imagem 2: ao subir para a bicicleta, o anel de borracha move-se para baixo

Imagem 3: medir a distância entre o anel de borracha e a parte superior do tubo da coluna

Imagem 3: medir a distância entre o anel de borracha e a parte superior do tubo da coluna

Imagem 4: tirar a tampa para ajustar a pressão de ar

Imagem 4: tirar a tampa para ajustar a pressão de ar

Imagem 5: mover o anel de borracha para baixo

Imagem 5: mover o anel de borracha para baixo

Imagem 6: medir a distância entre o anel de borracha e a extremidade do tubo da coluna

Imagem 6: medir a distância entre o anel de borracha e a extremidade do tubo da coluna

Imagem 7: remover a tampa para ajustar a pressão de ar

Imagem 7: remover a tampa para ajustar a pressão de ar

Imagem 8: regular o monitorizador de

Imagem 8: regular o monitorizador de "sag"

Este artigo ajudou-o?SimNão

Pure Cycling.