Mar 21, 2023 Vedangi Kulkarni

A aventura galesa de Maya e Vedangi

Vedangi Kulkarni e Maya Atkinson levaram a nova Neuron numa aventura. Lê as suas histórias nos trilhos entre Oswestry e Dolgellau.

A aventura galesa de Maya e Vedangi A aventura galesa de Maya e Vedangi

Venho da Índia, um país que celebra a época das chuvas. Enquanto crescia, lembro-me de correr para o exterior para me molhar na primeira chuva do período da monção. Ao recordar todo o entusiasmo por dias chuvosos e frios, penso que agora posso ver porque parecia uma decisão totalmente normal andar de bicicleta num dos locais mais húmidos do Reino Unido: Norte do País de Gales. Também andava à procura de ciclismo de montanha e aventura, ambos sinónimos da zona.

A minha primeira experiência numa Neuron coincidiu com a minha mudança para a Escócia. Embora a Exceed tivesse superado as minhas expetativas, sabia que precisava de uma bicicleta de montanha de suspensão total para enfrentar os longos e difíceis trilhos que agora chamo de casa. Saber que esta aventura galesa me daria a chance de conduzir a nova e mais sofisticada versão da Neuron fez-me contar os dias até que eu pudesse fazer esta viagem!

A aventura galesa de Maya e Vedangi

Quem somos e para onde vamos

Tenho sempre expetativas muito elevadas em qualquer aventura que planeie. Leva-me a ser um pouco mais ambiciosa e, quando necessário, a ter um melhor desempenho numa bicicleta. Isso significava que não pretendia apenas ter a melhor aventura de sempre no Norte do País de Gales, mas também precisava de uma grande companheira de aventura. Foi aí que encontrei a Maya Atkinson. É uma verdadeira ciclista de montanha. Vive no Sul do País de Gales, está habituada ao terreno. E, sendo uma corredora, esta mulher sabe como trilhar. Queria pedalar com ela e aprender com ela. Eu esperava poder dar algumas dicas sobre percorrer longas distâncias enquanto ela treina para a próxima temporada de enduro. Independentemente das nossas origens em ciclismo de montanha, a principal coisa era que ansiávamos por uma aventura onde pudéssemos testar-nos tanto a nós próprias como às nossas bicicletas.

Eu estava encarregue do planeamento do percurso e da navegação. Isto complementa muito bem a minha obsessão com mapas. Estava à procura de uma mistura de caminhos rochosos, centros de trilhos bem construídos, estradas florestais intermináveis, excelentes locais de campismo e uma paisagem incrível. Felizmente, o Norte do País de Gales tem um pouco de tudo isto! Tracei o percurso na Komoot ao longo das ciclovias e caminhos de terra batida, com os troços a seguirem um ciclo de estrada nacional estabelecido. Já percorri a maioria dos centros de trilhos e parques de ciclismo no Norte do País de Gales e quis abranger também alguns dos meus favoritos. Dada a época do ano, aceitamos que os trilhos possam não estar nas melhores condições, mas com capacidades técnicas e experiência suficientes entre nós, pensei que conseguiríamos fazer isso bem. Se tivesse dificuldade, tinha a certeza de que a Maya me ajudaria a encontrar uma boa linha. Mas o principal ponto disto era ter uma aventura e com essa perspetiva vem o elemento de surpresa. Na verdade, às vezes, essa é a melhor parte.

Aventura de ciclismo de Vedangi e Maya

A nossa lista de kits BTT

Sendo uma nerd de folhas de cálculo, tinha uma lista de kits de BTT que tinha reunido e partilhado com a Maya com antecedência. Como era novembro, o objetivo era permanecermos quentes, secas e confortáveis durante toda a nossa aventura. Para esse efeito, a lista incluía:

• Camadas de base
  • Camisolas BTT de manga comprida
  • Casaco Softshell
  • Casaco impermeável
  • Colete de ciclismo Primaloft
  • Calças impermeáveis
  • Meias de lã Merino
  • Luvas térmicas

Também embalámos luzes de bicicleta no caso de chegarmos ao nosso ponto de campismo no escuro. Dividimos tudo em sacos de bikepacking e colocámo-los nas nossas bicicletas de montanha. Nas primeiras pedaladas, mal conseguia sentir o peso extra na bicicleta enquanto íamos na direção da primeira subida. Como uma aventureira, é tudo o que precisava de saber!

Dia 1: Oswestry até Ruthin

O primeiro dia foi muito curto. Embora a previsão não fosse inspiradora e fosse mais adequada para patos, os nossos espíritos não podiam esmorecer. Conduzimos de Oswestry a Ruthin ao longo de estradas rurais, estradas florestais e faixas únicas rochosas. A Neuron foi perfeita: suficientemente leve para subir bem no terreno galês e suficientemente capaz para realmente dominar na descida. Os meus receios de que a bicicleta fosse lenta nas secções do asfalto foram anulados à medida que tomámos uma posição entre as secções todo-o-terreno.

Em muito pouco tempo, fomos confrontadas com uma subida onde tivemos que levar as bicicletas às costas . Embora estivesse convencida de que íamos na direção errada, fomos recompensadas com vistas panorâmicas no topo, o que fez valer a pena a íngreme trajetória. A Maya fez a descida solta e rochosa parecer fácil enquanto dominava sobre a lama. Segui as suas linhas da melhor forma que me foi possível. Rapidamente isso se tornou popular: conversar e sorrir juntas nas subidas e ir rápido nas descidas, encontrando-nos novamente no fundo. No final desse dia, as nossas bicicletas e as nossas roupas estavam em mau estado. O nosso alojamento para a noite foi provavelmente o local mais agradável em que já fiquei no Reino Unido durante uma aventura de bikepacking. Subimos para os nossos quartos através de um labirinto de corredores de madeira. Com barrigas cheias, começámos a sonhar com o que o dia seguinte traria.

Dia 2: Ruthin para Penmachno

O primeiro destaque do dia foi uma volta matinal agradável pelo Llyn Brenig Reservoir. A vista mágica do sol a romper a névoa compensou o primeiro dia lamacento e encharcado. Continuámos a nossa viagem pela Reserva Natural Nacional Hafod Elwy Moor, encontrando alguns trilhos congelados, uma pista dupla lamacenta e pegajosa com relva no meio e algumas aves interessantes. Uma descida abrangente por uma estrada florestal permitiu-nos rolar livremente durante toda a descida, usando a gravidade para nos inclinarmos nas curvas e obtermos alguma velocidade. As vistas das montanhas deslumbrantes do Parque Nacional Eryri foram magníficas. Terminámos o nosso dia em Penmachno, onde passámos algum tempo a testar a Neuron no centro de trilhos antes de encontrarmos um maravilhoso lugar para campismo.

Aventura de ciclismo de Vedangi e Maya

Dia 3: Penmachno - Dolgellau

No dia seguinte, a Maya telefonou-me para ver se eu estava acordada... Se isso não quer dizer Geração Z, então não sei o que o dirá! Saltámos da cama e despachámo-nos a empacotar tudo e a seguir em frente. Sabendo que seria o nosso último dia juntas, queríamos aproveitar ao máximo.

Nesse espírito, passámos a maior parte do nosso dia no centro de trilhos Coed Y Brenin. Tenho muita gratidão pelas pessoas que fazem as coisas parecer fáceis, seja um salto maciço ou um pequeno drop. A Maya é uma dessas pessoas. Segui-la em praticamente todas as pistas, aumentou a minha determinação, quer fosse em bermas fluidas, secções rochosas ou drops. Aprendi que, quando paras de pensar demais, podes ir rapidamente numa bicicleta. Quem diria, então?

Algo em que continuei a insistir durante toda a viagem foi que queria aprender a levantar a minha roda traseira em movimento. Tinha optado deliberadamente por rolar em pedais planos só para dominar esta habilidade. Há muito tempo que as pessoas tentam ensinar-me o movimento mas eu simplesmente considero impossível dominá-lo. Bem, não com a Maya. Ela explicou-mo, filmou-me a fazê-lo mal um milhão de vezes, continuou a dizer-me quais os músculos a usar, lembrando-me de baixar os dedos dos pés, e só quando estávamos ambas à beira da desistência, CONSEGUI! Dizer que fiquei encantada por conseguir acertar seria um eufemismo. Bem, não podíamos ter pensado numa melhor forma de acabar esta aventura.

A nova Neuron: potencial de aventura

A nossa volta galesa ensinou-me muitas aptidões novas na bicicleta. Conduzir a Neuron e sentir-me perfeitamente confortável na bicicleta do início ao fim aumentou enormemente a minha confiança. Embora compreenda que as bicicletas são apenas um meio para a aventura, quanto mais competente for a bicicleta, melhor será a tua aventura (e vais divertir-te!). Já estou a planear a minha próxima aventura de ciclismo de montanha nessa bicicleta. Visto que estou a planear pedalar uma mega-avalanche este ano, quem sabe, posso até ir para os Alpes franceses a partir do Reino Unido na Neuron!

Unbox and assemble your Neuron CF
A carregar o conteúdo
Vedangi Kulkarni

Sobre a autora

Vedangi Kulkarni nasceu na Índia em 1998 e vive atualmente no Reino Unido. É uma viajante de aventura, atleta de endurance, oradora pública, escritora, gestora de expedição e dona de uma empresa. Em 2018, conduziu 29 000 km em 160 dias à volta do mundo, em grande parte sozinha e sem apoio, aos 19/20 anos, tornando-se a mulher mais jovem a circunnavegar o globo em bicicleta. Quando ela não está a andar de bicicleta ou a flutuar de costas em algum corpo de água, podes encontrá-la a ler livros não fictícios (sobretudo filosóficos, de escrita sobre a natureza ou histórias de aventuras refletoras) ou a navegar na web sobre tudo o que está relacionado com o Ártico.

Se te inscreves à nossa Newsletter estás a aceitar a nossa Política de proteção de dados pessoais .

Este artigo foi útil?

Obrigado pela tua opinião

• Vedangi Kulkarni
    Sobre a autora

Vedangi Kulkarni

Descobre a história inspiradora de Vedangi Kulkarni, a mulher mais jovem a pedalar ao redor do mundo sozinha e sem apoio. É uma viajante de aventura, atleta de endurance, oradora pública, escritora, gestora de expedição e dona de uma empresa. Quando ela não está a explorar o mundo, está a mergulhar em livros filosóficos e sobre a natureza ou a pesquisar o Ártico.

Histórias relacionadas

Mar 21, 2023
A Jenni e o Mark reacendem a sua amizade e exploram os trilhos do noroeste da Tasmânia, na Austrália, na nova Neuron.
Fev 16, 2024
Se queres uma BTT, mas não tens a certeza se escolhes uma bicicleta de trail ou uma bicicleta de cross-country, continua a ler.
Jul 13, 2023
Comprar a tua primeira bicicleta de montanha elétrica pode parecer complicado dado o grande número de modelos disponíveis no mercado. No nosso guia de compra encontrarás toda a informação que precisas para ajudar-te na escolha da e-bike da Canyon que melhor se adapte às tuas necessidades.
Jan 16, 2023
Como a única coisa a separar a sujidade da tua bicicleta, a pressão dos pneus e pneus são cruciais para tirar o máximo proveito da tua bicicleta de montanha.