Jul 19, 2021 Liam Yates

Percorrendo de bicicleta a North Coast 500

Alguma vez quiseste percorrer de bicicleta a North Coast 500? O embaixador Canyon Liam Yates partilha a sua experiência.

Percorrendo de bicicleta a North Coast 500 Liam Yates enfrenta a North Coast 500 | © Alex Duffill

Quando o inverno finalmente chegou ao fim e as restrições às viagens começaram a desaparecer, comecei a conversar com amigos sobre ir passear durante algum tempo. Voar para o estrangeiro ainda estava fora de questão, pelo que procurámos inspiração nos mapas do Reino Unido continental.

A North Coast 500 é uma estrada de 500 milhas em redor da costa da Escócia. Dispersas ao longo da estrada, encontram-se algumas das cidades e vilas mais pitorescas da Escócia, incluindo as Highlands, Sutherland e Inverness Shire. Nunca tinha pensado muito nisso antes, mas à medida que amigos e conhecidos concluiaram de bicicleta a volta à NC500, o meu interesse despertou.

Principais estatísticas da North Coast 500
Partida/Chegada: Inverness Castle
Distância: 500 milhas/800 quilómetros
Elevação total: aproximadamente 30 000 pés/ 9000 metros

A estrada começa e termina em Inverness Castle, o qual está situado no topo de uma colina. É o ponto de partida perfeito para o percurso e oferece vistas panorâmicas sobre a capital das Highlands. É um percurso para ciclismo de estrada, pelo que escolhi a minha Canyon Ultimate como companhia.

Não querendo ficar de fora, os meus amigos Lawrence, Ollie e Gabe juntaram-se a mim e assim traçámos um plano. Apanhámos o comboio desde King 's Cross, em Londres, até Inverness, onde iriamos iniciar a nossa aventura. Um bilhete de grupo para comboio significava que era acessível e cómodo.

Lawrence é um YouTuber de sucesso, pelo que deixámos as fotos e os vídeos para ele enquanto os restantes de nós se concentraram em conduzir as suas bicicletas. As suas fotos são também a recordação perfeita no final de uma grande aventura.

Pouco antes de sairmos, o meu outro amigo e fotógrafo, Alex Duffill, entrou em contacto para dizer que também queria participar. Optou por um carro bom e quente como modo de transporte, mas, como vais descobrir, isso funcionou a nosso favor. Depois de uma ida rápida ao supermercado, junto ao nosso hotel, para nos abastecermos de snacks, saímos de Inverness com o Alex não muito atrás.

Liam Yates monta a sua Canyon Ultimate A Canyon Ultimate foi a primeira escolha de Liam para a North Coast 500 | © Alex Duffill

North Coast 500: Dia 1

Não queríamos começar com muita força, pelo que planeámos percorrer a menor distância e ascensão apenas para aquecimento.. O nosso hostel para a primeira noite não permitiu realizar check-in até às 17 horas. Na prática, foi mais difícil do que eu pensava: três amigos, a andar de bicicleta, cheios de entusiasmo e pernas frescas!

A geografia pouco povoada da Escócia significava que as nossas distâncias diárias na bicicleta eram em grande parte ditadas por onde poderíamos ficar naquela noite. Embora isso pudesse ser inconveniente para alguns, na realidade ajudou a planear os nossos dias sabendo que tínhamos de parar em certos pontos.

Tendo chegado ao hostel, desmontámos as nossas bicicletas, soltámos as nossas bolsas de bicicleta e corremos para dentro para fugir à chuva que ameaçava no horizonte. Sentámo-nos para jantar, reconstituímos o dia até ao momento, mas partilhámos igualmente o nosso entusiasmo pelos dias que tínhamos pela frente.

Subida de estrada em Bealach na Ba Bealach na Ba é uma subida famosa na Escócia | © Alex Duffill

North Coast 500: Dia 2

O segundo dia na North Coast 500 trouxe consigo alguma agitação: a famosa subida de Bealach na Ba na península de Applecross. É o terceiro passo mais alto da Escócia, e como começa 2000 pés (600 metros) acima do nível do mar, tem a maior ascensão entre todas as estradas do Reino Unido. É uma subida monstruosa e quem já a fez irá dizer-te o mesmo. À medida que subíamos até Bealach na Ba, as vistas arrebatadoras e as montanhas eram de cortar a respiração (não foram apenas os desníveis cruéis, garanto!).

Infelizmente para nós, o resto do dia trouxe consigo um vento de frente, mas as estradas que nos levaram ao nosso próximo porto de escala, Gairloch, emudeceram a ventania. Assim que lá chegámos, fizemos uma reserva num hotel na praia. O restaurante no local significou que não precisámos de nos deslocar o resto do dia!

Ciclistas enfrentam a queda de neve durante o percurso Liam e os seus amigos lutaram contra os elementos ao longo do seu percurso na NC500 | © Alex Duffill

North Coast 500: Dia 3

Um alarme de manhã cedo foi suavizado pelo céu azul e vista para o oceano. Rapidamente reunimos os nossos pertences e preparámo-nos para sair sob os raios frios mas radiosos do sol. A distância e a elevação eram semelhantes às do segundo dia, mas tínhamos uma gigantesca subida pela frente. Após apenas 10 km a pedalar, entrámos em Poolewe, onde o Bridge Cafe forneceu um menu de fazer crescer água na boca e ao qual simplesmente não conseguimos resistir.

Depois de enchermos o estomago, saciámos a fome dos nossos olhos com as belas vistas sobre as muitas estradas sinuosas que se estendiam à nossa frente. Havia uma costa cintilante, montanhas cobertas de neve e serpenteares de asfalto até onde a nossa vista conseguia alcançar. Quando pensávamos que a Escócia não podia ser melhor, a difícil escalada do dia foi recompensada com vistas ainda mais panorâmicas.

O que sobe tem de descer, e as descidas foram um verdadeiro deleite. Rumámos até Ullapool, onde reabastecemos com comida de qualidade e esperámos que passasse uma breve tempestade de granizo. Não podes deixar passar esta cidade portuária se decidires percorrer a North Coast 500!

O nosso alojamento para esta noite foi reservado em Lochinver, a cerca de 50 km do local onde estávamos. A estrada que fazia a ligação foi uma vez mais uma paisagem para recordar e demorou muito mais do que era preciso por causa de todas as paragens que fizemos para tirar fotografias!

Fotografia, tirada de um drone, da Kylesku Bridge na Escócia A Ponte Kylesku é um marco importante no percurso da estrada NC500 | © Alex Duffill

North Coast 500: Dia 4

O quarto dia da nossa aventura foi arrasador: 215 km com 3500 m de escalada. Sabíamos que tínhamos de maximizar o dia, pelo que deixámos a conversa e começámos a pedalar. A par do som das batidas dos nossos corações, o dia foi intervalado com granizo e neve em quase todas as subidas!

A cerca de metade do caminho, e bastante encharcados, avançámos para a Cocoa Mountain em Durness para aquecermos. Parar quando estás molhado e com frio nem sempre é uma boa ideia, mas nesse dia foi necessário. Para dar-te uma ideia do quanto encharcados estávamos, eu usei dois pequenos sacos plásticos numa tentativa um tanto ou quanto em vão de manter os pés quentes!

Como habitual, as vistas valeram a pena e chegámos em segurança aos nossos alojamentos em Thurso, prontos para duches quentes e uma cama confortável durante a noite.

Liam prepara-se para o dia seguinte Os ciclistas ficaram alojados em hotéis em redor do seu percurso | © Alex Duffill

North Coast 500: Dia 5

Comparado com o quarto dia, esta estrada foi um passeio no parque. O nosso primeiro porto de escala foi John O’Groats, a lendária linha de chegada do percurso de Lands End com o mesmo nome. Claro que não resistimos a parar para uma fotografia de grupo na famosa placa antes de relaxarmos durante um longo almoço num restaurante próximo.

Num piscar de olhos, o vento frontal que tínhamos enfrentado para chegar até lá transformou-se num bem-vindo vento de cauda enquanto apontávamos as bicicletas para sul. O dia não podia ser demasiado fácil, pelo que a mãe natureza fez questão de oferecer mais um pouco de neve e granizo para nos manter atentos!

Vista panorâmica na Escócia Liam desfruta das vistas enquanto espera pelos amigos | © Alex Duffill

North Coast 500: Dia 6

Apenas 120 km nos separavam do nosso destino em Inverness para completar a volta à North Coast 500. Com o tempo do nosso lado, fizemos uma visita rápida ao Dunrobin Castle para algumas sanduíches e uma rápida vista em redor do castelo e jardins. Se desejas um lugar para passear no percurso, não deixes de visitar o Dunrobin Castle, pois vale bem a pena.

Até à próxima, NC500

O troço final de 50 km envolveu serpentear as ruas suburbanas de Inverness no nosso caminho de volta até onde tudo começou. Havia sentimentos mistos de realização e conforto entre nós quando a nossa jornada chegou ao fim.

Muitos de nós não nos conhecíamos antes da viagem e aqueles que eram amigos não se viam há já algum tempo devido aos confinamentos e a um longo inverno. Uma viagem como esta permitiu-nos partilhar a estrada, ultrapassar os nossos limites, ultrapassar obstáculos e sermos vulneráveis juntos. Conhecidos tornaram-se amigos e as amizades existentes tornaram-se laços para toda a vida.

Ao nos separarmos e ao rirmos dos muitos momentos “tinhas-que-estar-lá”, não pudemos deixar de pensar quando teremos a possibilidade de fazer tudo outra vez.

Liam Yates

Sobre Liam Yates

Ciclista desde sempre de Ashdown Forest, no sul de Inglaterra, Liam não recusa uma nova oportunidade ou aventura e anda de bicicleta desde que consegue lembrar-se, do BMX ao Racing Road, Contrarrelógios, Fixed Gear Crits (corridas em circuitos fechados) e mais recentemente Bikepacking e Touring. Vindo de uma família de ciclistas, não é surpresa que Liam se sinta em casa sobre duas rodas.

Se te inscreves à nossa Newsletter estás a aceitar a nossa Política de proteção de dados pessoais .

Descobre as nossas bicicletas de estrada

Este artigo foi útil?

Obrigado pela tua opinião

• Liam Yates
    Sobre o autor

Liam Yates

Conhece o Liam, o ciclista aventureiro do sul de Inglaterra, que tem uma vida inteira de experiência a pedalar de tudo, desde BMX a corridas de estrada e critérios de mudanças fixas, e agora gosta de explorar novos horizontes com Bikepacking e Touring.

Histórias relacionadas

Abr 16, 2021
Bicicletas de gravel, rígidas, suspensão total ou fat-bikes, muitos modelos podem ser usados na procura da aventura, mas qual é melhor?
Jun 7, 2021
Que tipo de bicicleta de estrada precisas? Vamos orientar-te sobre todos os detalhes: sistemas, geometria e acessórios imprescindíveis para concluíres o teu percurso.
Fev 16, 2024
Se queres uma BTT, mas não tens a certeza se escolhes uma bicicleta de trail ou uma bicicleta de cross-country, continua a ler.
Mai 16, 2023
Discover Aeroad CFR Tokyo! A special edition of Canyon’s fastest and lightest carbon road bike inspired by ultra limited Japanese Manga artwork. Hit the road in style!