Infelizmente não efetuamos envios para o seu país.

SERVICE CHAT TALK TO THE PEOPLE THAT BUILD YOUR BIKE:

CHAT IS NOT AVAILABLE RIGHT NOW. WE WILL BE BACK ONLINE SOON.

O nosso Service Center está disponível a partir das 09h00. Pode contactar-nos através do +351 922 127 885 ou através de e-mail.

Projecto 0.01
Estudo da bicicleta de estrada confortável

"O valor efectivo da frequência da percepção de aceleração aw(t)* deverá ser menor que 0.01. Isto acontece quando as vibrações não têm impacto no corpo humano."

Apesar da maioria dos corredores nem sequer pensarem neste facto, existem inúmeros benefícios numa bicicleta que não transmite impactos ou vibrações provenientes da superfície da estrada. A solução – uma bicicleta de estrada de suspensão total – foi já sugerida no passado mas nunca esteve tão próxima da produção como agora.

Cada vibração ou impacto no corpo humano tem de ser compensado pela força muscular a qual, em grandes distâncias, produz fadiga. No entanto, nenhuma força deverá ser absorvida por esta suspensão. O inventor e Físico Hans-Christian Smolik trabalhou de modo a solucionar este problema.

Os seguidores do ciclismo de estrada profissional podem reparar nas caras dos corredores, transmitindo dor, enquanto os mesmos vão progredindo e, por vezes, com quedas nas estradas irregulares das clássicas da Primavera.

No entanto, nestas mesmas provas, existem secções onde os corredores sprintam na máxima força sobre superfícies suaves. A bicicleta não deve flectir no momento em que os corredores estão levantados do selim com o intuíto de transformar todo o poderio muscular em potência à roda traseira. Para mais, uma bicicleta de estrada clássica deve permanecer visualmente elegante, sem o aparato que as suspensões supõem.

Com a bicicleta de estrada Projecto 0.01, deixamos antever a nossa visão de como poderá ser o futuro das bicicletas de estrada. A apresentação destes excitantes protótipos tornou-se já uma tradição na Canyon. O objectivo do Projecto 0.01 é a implementação das exigências acima descritas. O novo quadro de carbono F10 oferece o ponto de partida para o quadro do Projecto 0.01.

Após horas incontáveis de trabalho manual, Hans-Christian Smolik modificou o triângulo traseiro e a forqueta do quadro F10. O resultado é uma bicicleta de estrada com curso de 1.5cm, visualmente imperceptíveis enquanto bicicleta de estrada de suspensão total. A suave acção dos elementos da suspensão resultam num ganho de desempenho, maximizando a aderência (e consequente segurança) nas superfícies irregulares. Bicicletas que ressaltam ou escorregam nas curvas e superfícies degradadas são, por vezes, as protagonistas de acidentes graves.

Os meios utilizados para estes elementos de suspensão, quer na frente quer na traseira, foram molas em aço. A forqueta é ligada via elastómero para evitar a desagregação. Anilhas sintéticas específicas permitem uma suave absorção pela escora traseira Monostay; na forqueta, robustas guias em aço fazem esta função. Smolik deu já o próximo passo evolutivo com a modificação do tubo da forqueta, equipando-o com rolamentos lineares, permitindo aumentar a sensibilidade da mesma.


Por vezes, menos é mais. Com uma alavanca de 13g na abraçadeira de espigão e um pequeno botão giratório no topo do avanço, ambas suspensões podem ser completamente bloqueadas num abrir e fechar de olhos, permitindo o mesmo desempenho que um quadro (sem suspensão) na altura de pedalar fora do selim.

Em modo bloqueado, o quadro de suspensão total assume os mesmos valores de rigidez que o seu irmão, o F10 original. E, como um peso final de 6.9kg, apenas com mais 500g nesta versão com suspensão total, o mesmo é irrisório.

O Projecto 0.01 foi desenvolvido enquanto estudo. Hans-Christian Smolik quer apresentar a sua visão de como poderão parecer as bicicletas de estrada do futuro.

Desde o início de 2007, a equipa de desenvolvimento Canyon, juntamente com o Instituto especialista em fibras compostas, em Kaiserslautern, trabalham em testes e medições específicas em bicicletas. Nesta bicicleta foi utilizado o 2D Measuring Systems GmbH e o pedaleiro SRM para quantificar o desempenho dos corredores. Os resultados desta pesquisa foram aplicados no fabrico dos novos quadros F10 e F8 em alumínio, os quais são actualmente os que proporcionam a condução mais suave do mercado. A importância de uma bicicleta de estrada de suspensão total está no facto de incrementar a eficiência e a segurança e, este convincente Projecto 0.01 é mais uma prova que incentiva o dar vida a esta ideia.

* a=aceleração; w=percepção; t=tempo

Pure Cycling.